Por trás do Blog

eu-mesmo_rff8725

O jornalismo surgiu na minha vida graças ao sonho de trabalhar com imagens. E esse sonho nasceu do meu primeiro contato com uma câmera reflex no início da década de 1980, na adolescência, em Umuarama. A máquina, uma Pentax K1000, ficara em casa porque um amigo da família não sabia usá-la. Pediu para guardar e avisou que buscaria na semana seguinte. Mas levou, felizmente, quatro meses. Fiquei fascinado pelo equipamento, que manuseei com todo cuidado até entender como funcionava. Arrisquei os primeiros cliques e me apaixonei pela brincadeira.

Quando, poucos anos depois, chegou a hora de optar por um curso superior, escolhi comunicação social porque era o que mais próximo me levaria ao de comunicação visual. Queria fotografia ou cinegrafia. Passei na Universidade Estadual de Londrina; me habilitei em jornalismo.

Fiz uma rápida incursão pelo fotojornalismo e, em seguida, fui para dentro das redações. Me encantei pelo mundo do jornalismo diário. Primeiro como repórter e redator e, depois, como editor. Um desafio intrigante, estressante e maravilhoso.

Foram 16 anos dentro das redações e, aos poucos, uma migração natural para a assessoria de imprensa. Mesmo com a mudança, jamais abandonei o gosto pelo jornalismo, mesmo em assessoria, criando, editando e coordenando jornais e revistas com o mesmo empenho e ética desenvolvidos ou amadurecidos dentro das redações.

Após longas jornadas na Folha de Londrina e entidades de classe como jornalista, me permiti retomar o caminho que me levou à comunicação e voltar à fotografia.

Como jornalista, sempre me senti meio fotógrafo em estado latente. Agora, como fotógrafo, serei sempre jornalista.

O blog Bob Francisco é o resultado desse caldo, dessa história.

Um espaço com informações, opiniões, análises, reportagens, curiosidades, animais e fotografia, entre outros temas.

Minha proposta é trazer conteúdos de interesse e que agradem o leitor.

As imagens terão sempre um destaque, valorizadas como acho que devem ser.

Não acredito no jornalismo com engajamento partidário, por que entendo que esses dois componentes não devem se misturar.

E abomino qualquer tipo de cerceamento à liberdade de imprensa. Condeno, da mesma forma, o uso irresponsável ou mal intencionado de qualquer ferramenta de comunicação.

Espero que você goste, curta e volte sempre.

Ah, sempre que gostar, compartilhe!
Roberto Francisco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s