Como será…

Se você, caro leitor, é um dos milhares de motoristas que todos os dias passam pela região da barragem do Lago Igapó, principalmente no trecho da Rua Bélgica mais próximo da Cativa, deve estar curioso sobre como ficará a transposição do fundo de vale, em obras naquela região desde o ano passado. Isso porque continua um tanto difícil imaginar o traçado das pistas de rolagem, sinalizado pelo início da colocação das guias à direita de quem segue pela Bélgica em direção à Dez de Dezembro.

A obra faz parte do chamado Arco Leste, que pretende criar uma ligação entre a PR-445 e BR-369, em Ibiporã, contornando o Aeroporto de Londrina pelo leste.

Pois bem, o blog foi atrás de elucidar essa charada urbanística. Mas não foi lá tão feliz quanto imaginava. No IPPUL e na Secretaria de Obras, não havia um projeto disponível para consulta, diferente do que ocorre com outras obras das duas secretarias, que podem ser acessados pela internet. A orientação foi para que buscássemos no Sistema de Informação Geográfica de Londrina, no Portal da Prefeitura.

Lá, é possível ver como é o traçado original de como será feita a ligação da Waldemar Spranger com a Rua Albânia, que na realidade é uma avenida e se conecta logo a seguir com a Avenida Portugal. O desenho que estava

Site IPPUL -
O traçado da rotatória aparece em amarelo. À direita, as instalações da Cativa, e no alto, a barragem do Igapó

 

disponível revela que será uma grande rotatória ovalada com saídas para as ruas Bélgica (nos sentidos Dez de Dezembro e rotatória da barragem), Dinamarca, Albânia e Avenida Waldemar Spranger.

Na prática, não dá para saber ainda como será, já que estão sendo levantadas rampas entre a Bélgica e a Waldemar Spranger, num claro sinal de que haverá ao menos uma pista elevada sobre o córrego, cujo leito foi alterado por conta da obra.

Voltaremos a consultar a Secretaria de Obras sobre o projeto final da transposição do fundo de vale e, assim que possível, publicaremos aqui. Por ora, confira as ilustrações preliminares:

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s