O vinho nosso de cada dia

 

Keli Bergamo, especialista e professora de enogastronomia, desconstruiu, com leveza e conhecimento, um mito que se formou no Brasil, segundo o qual o vinho é uma bebida restrita a momentos e ambientes solenes ou muito especiais. Foi dela a segunda aula da Temporada Gourmet – Especial de Namorados, realizada desde terça-feira no Catuaí Shopping Londrina.

“Precisamos tirar o terno do vinho”, brincou. O brasileiro vem descobrindo o vinho aos poucos, depois da proibição de importações que o País viveu até o início da abertura das fronteiras, no governo Collor. Mas a ideia do vinho como elitizado ainda resiste. “Tem uma escritora que eu gosto de citar que dizia sempre ter uma garrafa de vinho na sua geladeira para abrir por um motivo especial. Mas, pensando bem, ter um vinho na geladeira já é um motivo especial.”

O vinho é, na verdade, uma bebida para todas as ocasiões e pode muito bem combinar com churrasco ou feijoada. “A questão é saber combinar”, explica.  Não há também uma relação direta entre preço e qualidade, já que é possível tomar bons vinhos que custem pouco mais de R$ 20. O bom vinho, diz ela, é aquele que agrada quem toma.

Só não valem aquelas bebidas adocicadas, servidas em garrafões, que durante tanto tempo foi a única opção em vinhos no Brasil. Também deve-se evitar os vinhos suaves, porque recebem adição de açúcar e similares e isso custa caro ao fígado.

A apresentação da especialista foi um parceria do shopping com o Outback, a loja Camicado e a Menu Escola de Gastronomia, onde Keli dá aulas. A programação da Temporada Gourmet vai até segunda-feira, Dia dos Namorados, e pode ser conferida no Facebook do Catuaí – https://www.facebook.com/catuailondrina/.  Quem se interessar deve se inscrever o quanto antes, porque as vagas são limitas. A aulas começam sempre às 19h30.

Os restaurantes e lanchonetes do Catuaí também estão participando, com pratos ou combos promocionais exclusivos para o período da temporada.

Na agenda desta noite, a bancada do Temporada Gourmet – Especial dos Namorados ficará a cargo do chef Pablo Lussich, que foi o responsável pela abertura do evento.  Ele ensinará o preparo d o “Beef Chile com guacamole, pico de gallo, sour cream e nacos”. A aula tem apoio da Camicado.

Na sexta-feira, chef Ana Paula Lopes dará a aula sobre como preparar o “Tagliatelle de cacau com molho cremoso de funcho e lascas de salmão”. 

Confira algumas imagens da noite de quarta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s