A última impressão

Capa-Gazeta-do-Povo

A Gazeta do Povo circulou hoje, 31 de maio de 2017, com sua última edição impressa (a imagem que acompanha esse post é de uma edição anterior). A partir de agora, é um jornal digital. Afinal, o que levou a esse fim o jornal que foi o maior do Estado por décadas e parecia imbatível em todos os sentidos?

A resposta não é tão simples como pode parecer.

Poderíamos dizer que ela foi vítima da era da informação, regida pela internet rápida e pelo avanço das novas tecnologias. De fato, a Gazeta foi atropelada pelas mudanças. Mas não foi apenas isso.

A questão maior, penso eu, diz respeito à essência de um veículo de comunicação, seja jornal, rádio ou televisão: o conteúdo. Esse é o produto do jornalismo, não o papel impresso, a imagem levada ao ar ou o texto falado na rádio. É a qualidade do conteúdo que torna o jornal relevante na vida dos leitores.

Qualquer desvio desse eixo e a desconstrução se instala.

Não se pode dizer que tenha sido exatamente esse o caso da Gazeta do Povo, muito menos que tenha ocorrido só com ela. Na realidade, essa perda de consistência editorial é vista claramente em outros veículos brasileiros, nos que ainda restam. Em algum momento, esses veículos passaram a priorizar outras atividades ou setores e empobreceram suas redações.

Essa fórmula engana bem, mas apenas pouco breves períodos, porque as consequências vêm em seguida. Com conteúdo enfraquecido, o interesse do leitor se vai e com ele o anunciante.

Hoje temos muito conteúdo de qualidade nos sites, blogues e redes sociais e cada vez menos nas páginas impressas.

O resultado não poderia ser outro.

A Gazeta do Povo impressa se foi. Outros deverão segui-la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s