O exemplo que vem da Europa: bancos multados por cartel!

Uma notícia que circulou ontem nos meios econômicos mundiais e que aparentemente interessa apenas aos europeus deveria interessar – e muito – às autoridades e ao cidadão brasileiro. Trata-se de uma multa aplicada pela agência antitruste (anticartel, para nós) da União Europeia a três grandes bancos, o JP Morgan, o Crédit Agricole e o HSBC, no valor de 485 milhões de euros, algo em torno de 1,8 bilhão de reais.

Motivo: formação de cartel para manipulação dos juros cobrados dos correntistas, trocando informações de forma ilegal e obtendo grandes lucros com as manobras.

Os grandes bancos estão sob investigação da autoridade europeia há pelo menos cinco anos e, em 2013, quatro deles foram multados em 1 bilhão de euros, cerca de 3,6 bilhões de reais, pelo mesmo motivo.

 

O que a União Europeia tem que nós não temos?

Quando o Ministério Público Federal vai começar a investigar os crimes contra a economia popular praticados pelos grandes bancos de varejo do Brasil?

Será que um dia veremos um grande banqueiro que manipula o mercado financeiro nacional ser preso como os grandes empreiteiros que manipulam licitações?

Ou será que são inocentes os donos do mercado financeiro nacional que constroem a inadimplência em cima de dívidas que já foram pagas pelo cidadão correntista?

Um dia ainda vamos abandonar a mansidão diante dos grandes cartéis brasileiros!

Um deles, pelo menos, parece que já ruiu.

Que os outros sigam o mesmo caminho.

Amém!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s