Celso, adeus!

scpc-celso-cortada-menborFaleceu um dos mais importantes personagens na história da ACIL. Antonio Celso Zanoni, que dedicou 35 anos de sua vida à entidade, ocupou vários cargos, sendo o principal deles o de gerente do serviço de proteção ao crédito, aquele que já foi chamado de Seproc, SPC e SCPC e hoje sabe-se lá que nome tem. Celso, como era chamado, era homem de bons modos, fala sempre equilibrada e um excelente profissional. Metódico, fez o SCPC atravessar os anos e as tecnologias mantendo todo o sistema sob controle, o que não é fácil. Coordenou tudo desde quando o serviço era baseado em fichas datilografadas e dispostas numa enorme mesa no segundo andar do Palácio do Comércio, sobre a qual as atendentes se lançavam depois de anotarem o nome do consumidor consultado, informado pela loja. Uma operação alucinada, especialmente nas vésperas das datas comerciais.
Foi dele que ouvi a notícia, cerca de sete anos atrás, de que a Associação Comercial de São Paulo (entidade que transformou em seu negócio um serviço que pertencia ao associativismo comercial brasileiro) havia comprado um serviço com a incrível capacidade de 2 terabites. Na época, isso era coisa de outro mundo. Hoje, um laptop tem quase isso e qualquer HD externo pode ter seus 5 tb.
O rigor profissional dele permitiu que, em meio a essas muitas mudanças do serviço, o SCPC se mantivesse seguro e confiável. Pude presenciar situações de embate nas quais o rigor do Celso Zanoni salvou a ACIL de enfiar os pés pelas mãos.
Foi dispensado da entidade, a meu ver, de um modo que não fez justiça ao trabalho que desempenhou e à enorme contribuição que deu ao serviço que durante tantos anos foi a base econômica da ACIL.
Celso foi cremado no domingo, 2 de outubro. Faleceu no dia anterior, aos 76 anos.
Só fiquei sabendo hoje, segunda-feira. Portanto, fica aqui minha homenagem a esse excelente homem, profissional e colega de trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s